Professor Libório
Publicado em 02/01/2008 às 12:13

Os Livros Sagrados do Judaísmo

Ao chamado “Pentatêutico” (os 5 livros escritos por Moisés) o Tradição canônica do Judaismo, agregou mais 19 livros,formando um conjunto de 24 livros denominados “TaBakh” que significa uma reunião abreviada das letras iniciais dos livros “Tora” (Pentatêutico), “Niviim” (Profetas) e “Ktuvim(Escrituras).

Os 5 livros da “Torá” são conhecidos por Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio. Os livros dos “Profetas” são divididos em “Primeiros Profetas”: Josué, Juizes, Samuel e Reis ( Reis I e Reis II). A segunda parte dos “Profetas”, são os “últimos Profetas”: Isaias, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós,Obadía,Jonas, Miquéias, Nahum, Habacuc, Sofonias, Hagai, Zacarias e Malaquias. Compõe o “Tanakh”, os livros “Ktuvim” ou apenas “Escrituras”)
são : Rute, Salmos, Job, Provérbios, Eclesiastes, Cânticos, Lamentações, Daniel, Ester,Ezra-Nehemias e finalmente o livro de Crônicas.

A Tradição Judaica ensina certas particularidades inéditas como o fato de Moisés ter também escrito o texto referente as Profecias de Balaão, e o livro de Job. Também diz que foi Josué quem escreveu os 8 versículos finais da “Tora” onde é descrita a morte de Moisés, e assim se explica o mistério de Moisés ter escrito sobre sua própria morte.

No final do “TaNakh”, vem o livro de “Crônicas” que são registros em ordem cronológica, desde a criação do mundo até o reinado de Ciro, Rei da Pérsia, que deu permissão para os Hebreus prisioneiro na Babilônia desde a destruição do Primeiro Templo de Jerusalém, a voltarem para a “Terra Santa” e reconstruírem o Segundo Templo.

As Crônicas também trazemordenamentos sobre os servições e tarefas dos Sacerdotes no Templo, e estabelece os princípios do relacionamento entre o governo e o povo. E sobretudo, o primeiros de todos os princípios a que tanto o Rei quanto o povo devem obedecer “Guardar o Sábado’,dia em que deve ser interrompido todo trabalho produtivo para que o homem fique livre das necessidade da natureza e se consagre a atividades relacionadas como o aperfeiçoamento do seu espírito.

Para assegurar esse rompimento da ordem da natureza e garantir o direito e obrigação de elevar o homem acima dos condicionamentos da vida cotidiana, o repouso no “Sábado” é a primeira obrigação do governo e do povo, ambos responsáveis pela humanização da existência na sociedade.

Neste primeiro preceito ritual de “Guardar o Sábado” resido o respeito ao ritmo cósmico que move o universo desde a Criação relatada no Gênesis, cujo desfecho no sétimo dia, em que Deus afastou-se da sua obra, por isso também o homem deve romper todo condicionamento mecânico para poder dedicar-se a outra e mais essencial “trabalho”: o relacionamento qualitativo com o seu “próximo”.

E nesse ponto encontra-se a grande tarefa importa ao ser humano sempre empenhado em descobrir a sua origem e o sentido da existência. A interpretação dos livros segundo a Tradição Judaica, tem um denominador comum que unifica todas as tendências do Judaísmo, ao estabelecer que o “próximo” é aquele com quem temos vínculo de comunhão de destino. E comunhão de destino significa a relação de todos os níveis da vida com uma condição básica : essa relação para ser fraterna implica que se estude a “Vontade de Deus” expressa nos Santos Livro do Judaísmo.

As opiniões expressas ou insinuadas nas colunas deste portal pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as do ParaibaNews.com ficando o portal livre de qualquer responsabilidade sobre qualquer consequência.

Professor Libório

Professor altivo e sereno, mestre dos caminhos perdidos.

http://paraibanews.com/author/liborio
liboriobermudas@ig.com.br

» mais artigos do colunista

( 8 ) » “Os Livros Sagrados do Judaísmo”

  1. ff:

    Ótimo artigo, extraordinária menssagem.

  2. fefe:

    muito fraco nao gostei, e nao achei oq pracurava!!!!!!!!!!

  3. maicon vinicius leite:

    vc é d ++ pegei umas parte para meu tradalho de hensimo religooso

  4. Edilson Meirelles:

    Muito bom, bem resumido e objetivo. Ajudou-me bastante na complementação do meu trabalho. Valeu mesmo!
    Edilson

  5. evellyn e modelo:

    gostaria de saber tudo sobre o judaismo eu preciso disso pra um trabalho da escola obrigado.

  6. julia:

    nao axei o q eu procuraava desesperadamente! precisa melhorar a materia, bjoo

  7. rafaela:

    eu não achei nada que procurava mas e muito bom pra quem procura ler os livros sagrados

  8. eu:

    orriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeel não achei o q queria!!!!!!

Comentário do Leitor