da Redação
Publicado em 13/06/2008 às 17:28

Lanchonete investe em qualidade para atrair clientela

Com inovação e aplicação de boas práticas, empresário espera aumentar as suas vendas

Qualidade nos serviços e produtos oferecidos é fator determinante para uma empresa se manter no mercado e aumentar a sua clientela. A afirmação é válida para todos os setores, mas na prática, as empresas que trabalham com alimentos precisam ser ainda mais rigorosas para atender as exigências de vigilância sanitária e ainda, fazer disso um diferencial para o seu crescimento econômico.

“Cliente satisfeito é garantia de retorno, além de ser a melhor divulgação que uma empresa pode ter. Quem trabalha com alimentos sabe o quanto é necessário investir em qualidade e ter a certeza de estar fornecendo um alimento seguro e que atenda as expectativas do consumidor”, ressalta Raphael Bezerra, proprietário da Rockabilly Sanduicheria.

Funcionando a quase três anos no bairro do Bessa, em João Pessoa, a sua empresa passa atualmente por um intenso processo de melhorias, que tem como objetivo implantar integralmente um manual de boas práticas. Formada em Engenharia de Alimentos, a consultora Sonia Galdino explica como funciona as etapas que resultam em mudanças nos vários setores da empresa.

“O manual atende as necessidades de cada empresa, sendo feito pelos próprios proprietários de acordo com as exigências da vigilância sanitária e com sugestões de melhorias no processo produtivo”, conta.

Na primeira etapa, todos os funcionários da Rockabilly foram capacitados durante um curso de ‘Boas práticas na manipulação de alimentos’, envolvendo temas como higienização e armazenamento. A infra-estrutura da empresa é modificada tendo em vista algumas mudanças que possam agilizar o preparo dos lanches e assegurar a qualidade na fabricação. Telas de proteção nas janelas, posição dos freezers e das máquinas utilizadas, local de estocagem e portas de acesso são alguns dos elementos levados em conta nesta etapa.

O manual ainda incorpora o processo de fabricação dos sanduíches, e a implantação de novas tecnologias para o armazenamento dos molhos. “A empresa adquiriu uma máquina de embalagem e deve ser atualmente uma das únicas sanduicherias de João Pessoa a trabalhar com ovo pasteurizado, sendo mais indicado por eliminar qualquer possibilidade de bactérias encontradas nos ovos in natura”, ressalta Sonia.

Todo o processo está sendo acompanhado pela gerência municipal da Vigilância Sanitária, além de contar com o apoio do Sebrae e do Núcleo de Pesquisa de Processamento de Alimentos da UFPB, o NUPPA. Segundo Sonia, esta é a primeira empresa do ramo de sanduíches a incorporar o manual em sua prática diária.

Tendo passado por uma crise recente que abalou a credibilidade de sua empresa, Raphael Bezerra conta que nos últimos dois meses foram investidos mais de seis mil reais no intuito de fazer com que a garantia de qualidade seja agora o diferencial positivo para o crescimento do negócio. Além do manual de boas práticas a empresa também investiu na automação comercial do atendimento ao cliente.

“Estamos quase finalizando o processo de consultoria, onde teremos o manual com todas as normas a serem seguidas continuamente. Teremos então uma melhor qualidade nos serviços e produtos oferecidos, nos colocando ä frente do mercado de sanduíches de João Pessoa com a credibilidade e a confiança que o cliente merece”, conclui Raphael.

Para Fernando Ronaldo, gerente da Unidade de Acesso à Inovação e tecnologia do Sebrae Paraíba, a Rockabilly Sanduíches representa uma tendência do mercado atual, onde a qualidade aliada à utilização de novas tecnologias passa a ser o grande diferencial competitivo de micro e pequenas empresas.

“A partir da consultoria especializada, a empresa otimiza o seu funcionamento, evita o desperdício e se atualiza a partir de novos processos produtivos, tendo mais chances de atender a nova demanda do mercado e as expectativas de uma clientela cada vez mais exigente”, ressalta Fernando.
(Sebrae-PB)

Comentário do Leitor