da Redação
Publicado em 15/09/2008 às 13:29

Empório Paraíba vai desenvolver comércio no Cajá-Caldas Brandão

Projeto do Governo vai mudar perfil econômico e urbanístico de Cajá e Caldas Brandão.

Falta muito pouco para o governo do Estado assinar o contrato e a ordem de serviço para o início da construção do Empório Paraíba – projeto arquitetônico que será executado no município de Cajá-Caldas Brandão/PB com o objetivo de atender as necessidades dos pequenos comerciantes que serão remanejados em razão da duplicação da BR-230. No processo licitatório, que foi iniciado em 30 de julho de 2008 e que se encontra em fase de homologação, saiu vencedora a empresa JGA Engenharia Ltda., a quem caberá a realização das obras que serão financiadas com recursos da ordem de R$ 4.998.374,34.

Buscando a modernização e a reestruturação organizacional do comércio local, com a oferta, aos comerciantes, de um espaço adequado à realização de suas atividades que se constituirá num ponto de parada obrigatória para todas as pessoas que estiverem indo à Capital ou ao Sertão do Estado, o Empório Paraíba será edificado em terreno com área aproximada de 7.157,18 m² localizado num ponto central de ligação de João Pessoa com as demais cidades do interior paraibano.

Conforme dados da Assessoria Técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a quem compete a fiscalização e a coordenação do projeto, a edificação se constituirá de apenas um pavimento onde serão distribuídos simetricamente 48 boxes, quatro restaurantes, que contarão com estrutura completa de cozinha, despensa, área para caixa e hall de garçons, e quatro baterias de banheiros, sendo dois masculinos e dois femininos, todos adaptados para portadores de necessidade especiais.

A área total coberta será de 3.355.38 metros quadrados, dos quais 888,16 m² serão ocupados pelos 48 boxes, 334,28 m² pelos quatro restaurantes, 118,84 m² pelos quatro banheiros e 2.014,10 m² pela área de circulação, que incluirá a praça da alimentação (localizada no centro do empório) e amplos corredores que possibilitarão o passeio confortável dos usuários. A área externa será dividida em estacionamento para 82 veículos de passeio, 35 ônibus e sete caminhões, sendo quatro vagas reservadas a portadores de deficiência física. Entre a edificação e o estacionamento haverá um gramado onde será instalado um playground para atender as crianças.

O acesso ao empório será feito por meio de vias locais com longas faixas de desaceleração que serão dispostas de maneira que não prejudique o fluxo da BR-230 e dos usuários do empreendimento.
(da Secom/PB)

Comentário do Leitor